segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Minhas aventuras no autódromo!!!






Fã de automobilismo desde pirralha, nunca tinha ido num autódromo para assistir uma corrida. Fui ontem assistir a etapa carioca da stock. Minhas impressões:

A Falta de organização:

No sábado, o horário de visitação aos boxes era de 3:30 até 4:30. 3:10 acaba o treino da Vicar e anunciam no auto-falante, que quem estava com passe de visitação deveria se dirigir ao portão 07, dando a volta por fora. Eu estava na arquibancada. Não estava de carro. Quem conhece o autódromo do rio, já imagina a distância que eu andei. Não sei precisar quanto, mas foram uns 30 minutos andando rápido. Da arquibancada A (no final da reta), eu andei pelo lado de fora do circuito toda a extensão da reta, passei em frente a arena multiuso, ao parque aquático, e andei mais um tantão na avenida lateral do parque aquático até chegar no bendito portão. Calculo que andei uns 4 km no mínino. Cheguei lá por volta das 4:45 (perdi 15 minutos da visitação :s). Porque não avisaram logo que era por lá? No ingresso dizia que a entrada era pelo portão 10, que é junto da arquibancada... fiquei p da vida de não ter ido de carro e mais ainda porque como tava o tempo mais ou menos, fui de calça comprida, burrinha tsc tsc... derreti lá!

Domingo: fui de carro! Não queria nem pensar de ter que andar tudo aquilo de novo, sou sedentááária... Cheguei por volta das 8:00 e cruzes, tava quase lotado o estacionamento em frente ao autódromo! A visitação começava 8:40, não imaginei que estaria tão lotado... bobinha rsrsrs... quando cheguei me pareceu mais organizado que sábado, o tal do portão 10 era a entrada de quem estava com o passe realmente. Parecia. Entrando lá, já quase 8:20 perguntei onde seria a entrada para a visitação. Não sabiam informar. Uns me mandavam para a direita, outros para a esquerda :P... Por volta de 8:35 notei uma certa aglomeração em um determinado ponto e pensei, deve ser ali! De fato. Entre as arquibancadas A e B tinha uma escada e um portão que dava para a pista. 8:45 esse portão foi aberto e uma cacetada de gente foi se espremendo para passar por ali... Um portão onde passavam no máximo 4 pessoas de cada vez, uma multidão para passar... consegui ter acesso a pista 8:50 (mais uma vez perdi 10 minutos de visitação :s). As 9:40 acaba a visitação e somes “expulsos” pelo indelicado narrador. Nem uma toleranciazinha, da próxima vez então avisa que a visitação dura 50 minutos...

Estrutura:

É angustiante ver a situação do autódromo Nelson Piquet em Jacarepaguá... as arquibancadas enferrujadas, dá até medo... mato crescendo, com todo tipo de bicho (casas de marimbondo perto da bilheteria até um mosquito barbeiro eu vi por lá)! Abandonado é a palavra mais apropriada pra definir o estado do autódromo. Uma pena. Tantas corridas de f1 realizadas lá, tanta história caindo no abandono do estado... Pra ficar ruim o autódromo do rio tem que melhorar muito ainda...

Visita aos boxes:

Ponto positivo do final de semana! Foi muito bom ver as máquinas de perto, tirei fotos com os pilotos, fotos dos carros desmontados no sábado com os mecânicos fazendo os últimos ajustes e deles montadinhos e uns até ligados no domingo (pena que foto não tem som, é de arrepiar)! Saldo: boné autografado do Burti, fotos com Xandinho Negrão, Pizzonia, Burti, Thiago Camilo e até com o Fábio Luciano que tava por lá!

A corrida:

Um espetáculo de primeira! Várias ultrapassagens (que dia do Thiago Camilo, pulando da 18ª pra 6ª colocação na primeira volta!) O maior problema foi que não dava pra acompanhar a prova direito, quando houve a parada nos boxes, demorou umas 4 voltas pra quem estava na arquibancada (pelo menos no setor A onde eu estava) entender que o Daniel havia passado o Cacá... o auto-falante não dava vazão, afinal o ronco dos motores é absurdo, é de arrepiar, e não havia nenhum telão ou painel para que pudéssemos acompanhar...

Conclusões:

O saldo dessa história foi positivo, pois apaixonada por carros como eu sou, o corpo dolorido da caminhada forçada, as mordidas de mosquito e tudo mais não tem peso algum, o que valeu mesmo foi ter visto tudo aquilo de pertinho, estar com meus ídolos... E que venha a F1 em 2010, Interlagos 14 de novembro, dessa vez eu vou!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário