domingo, 30 de agosto de 2009

DESABAFO DE UMA FÃ DA F-1

To escrevendo pela primeira vez em um blog pra que tomem conhecimento do meu desabafo, da minha indignação com mais um escândalo na Formula 1.

Comecei a assistir e acompanhar a Formula 1 ainda pequena, junto com meu pai. Perdi a conta das vezes que eu, pirralha, acordava cedo para ver a vitória do Senna. Que saudades desse tempo. Com a morte dele, ao contrário do que aconteceu com muitos, não perdi o gosto pela corrida, era minha paixão. Assistia esperançosa de uma vitória brasileira, de ouvir o tema da vitória (sim, eu assisto na globo)... Chorava com cada “falta de sorte” dos brasileiros, em especial o Rubinho Barrichello...

Quando Barrichello foi para a Ferrari em 2000 me enchi de esperanças de ver um brasileiro no pódio novamente, as chances eram reais! A decepção veio com a marmelada da Ferrari de BRAWN mandando ele tirar o pé na reta para que Schumacher ganhasse... Nesta época, confesso que perdi um pouco o tesão de assistir as corridas, assistia por assistir, sem torcer, não adiantava a torcida... Eis que em 2007 novamente a Formula 1 voltou a brilhar para mim com Felipe Massa na Ferrari e sem Schumacher e sem Brawn! Nesta época perdi festas para acompanhar corridas de madrugada, colocava despertador pra 2, 3 da manhã... Perdi aulas na faculdade aos sábados para acompanhar os treinos. Mas a falta de sorte e um tanto da inexperiência do garoto fizeram com que a Ferrari favorecesse o Kimi que se sagraria campeão naquele ano...

Em 2008, esperanças renovadas! Massa mais forte, a estréia de Nelsinho Piquet... Neste ano todos lembram, a Ferrari abusou muito do direito de errar o que custou o título de nosso Massinha, e a denuncia de espionagem da Mclaren que decepção! Pensei já ter visto de tudo de podre na F1, mas essa foi insuperável (até hoje)!

Começa a temporada 2009, esperanças multiplicadas, Massinha extremamente motivado a conquistar o titulo, a Ferrari favoritíssima antes do campeonato começar, Nelsinho Piquet na Renault não erraria tanto como no primeiro ano, afinal já tinha uma certa experiência, e Rubinho, com uma nova equipe era o azarão, enfim, tinha tudo para ser um ano daqueles pros brasileiros!

No entanto a Ferrari não começava bem o campeonato, O Nelsinho na Renault sempre andando atrás...

O Barrichello com uma equipe surpreendentemente boa, mas sem conseguir superar seu companheiro de equipe, mas ok, ainda há esperanças este ano, são só 16 pts...

Eis que tudo começa a desmoronar em julho na Hungria (aliás, que belo presente de aniversário para mim), com o acidente de Massa. Espero vê-lo recuperado e lutando pelo título no próximo ano.

Semana seguinte, a confirmação da demissão do Nelsinho e o inicio das bombas, das sujeiras... A Renault de Briatore havia dado a ele um carro inferior ao do Alonso e seu manager BRIATORE cobrava-lhe igualdade (?), sempre testando as novidades no carro do Alonso, e este ficando cada vez mais rápido... A revelação de Piquet sobre as atitudes de BRIATORE nos bastidores, as cobranças minutos antes da largada, desconcentrando-o... isso já era podre o suficiente!

Eis que hoje, depois de muitos anos, perdi uma prova da Formula 1, tinha aula na pós-graduação que acontece uma vez por mês, não dava pra faltar... Chego em casa para almoçar e ao entrar em meu twitter vejo a bomba mais nojenta, podre etc. explodindo. A FIA esta investigando se Nelsinho Piquet havia batido de propósito no muro em Cingapura para provocar entrada de Safety Car, que favorecia a estratégia seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Se isso se confirmar, é o pior episódio ocorrido nos bastidores do automobilismo.

Não sei quem é pior neste história. A Renault? O BRIATORE que arquitetou tudo? O Alonso (sim porque é óbvio que ele sabia) que aceitou ganhar uma prova assim? O Nelsinho que se submeteu a isso?



Antes que as Piquetistas me matem, sou Piquetista também, adoro ele, um piloto com o curriculum dele não se vê toda hora, mas sinceramente, você faz uma carreira de sucesso, chega ao topo do automobilismo que é a F1 e se sujeita a seguir uma ordem de bater de propósito? Isso é podre demais! É inadimissível para uma fã...

Os contratos, o dinheiro que move o esporte estão acabando com ele também. Saudades do tempo em que se via ultrapassagens loucas, insanas, onde a vitória era o importante! Hoje, se um piloto quer tentar uma ultrapassagem vem o rádio –“É mais seguro se manter atrás, você está indo a tantos pontos no campeonato e blábláblá...” Acho que poderiam dar um ponto ao piloto e os patrocinadores um bônus a cada ultrapassagem, já que os pontos e o dinheiro é que imperam!

Queria ter sido pilota, minha paixão é dirigir, mas vendo este circo hoje, graças a Deus não tive apoio nem dinheiro da minha família pra sequer começar... Sonhava que um filho meu um dia seria piloto, hoje meu pensamento mudou. Não vou investir na carreira de um filho pra ele ser obrigado a bater, sofrer um acidente, quando chegar no topo!

Sou Fisioterapeuta, não sou jornalista, não sei escrever bem, desculpem se houver erros de português, concordância ou repetições... Isso foi apenas um desabafo de uma fã, vendo a Formula 1 ir pra UTI...



Se isso se confirmar, só espero uma coisa: FORA BRIATORE! CHEGA DE SACANAGEM COM OS BRASILEIROS!



Ainda não vou deixar de assistir as corridas, pelo menos, até as cenas dos próximos capítulos...

7 comentários:

  1. Eu sou jornalista e acho que você escreve maravilhosamente bem, e não vi erros de concordância, não! :)
    Mas quanto ao assunto, acho que nós, brasileiros, estamos cansados de tomar "porrada" dessas equipes de 1º Mundo, e também dos países de 1º Mundo. Parece que o resto do mundo vê no nosso país uma oportunidade de se favorecerem, e, como o Brasil é a Terra do "Carnaval, esporte e mulher pelada", porque não "comprar" um produto nacional nosso e usá-lo como marionetes? Infelizmente, somos um povo submisso... Eu torço muito para que tudo o que estão dizendo seja mentira. E se caso se confirme como verdade, que o Briatore seja o VERDADEIRO culpado. Também cansei de ver vitórias prontas, escancaradas, na F1, se transformarem em 2º lugar, por "troca de estratégias" ou erros no pitstop! Sabe o que eu gostaria de assistir? A um piloto brasileiro, que foi "convidado" a participar de uma sacanagem dessas, "desparticipando" na hora H, ou seja, não se VENDENDO! Acho que é o sentimento de todos que acreditam em nossos "heróis" dos finais de semana...
    Ana Paula Vuoto
    http://twitter.com/anapaulavuoto

    ResponderExcluir
  2. minha nova amiga twitterira... adorei o que vc escreveu viu.... concordo com cada palavra, nossos pilotos merecem respeito.

    FORA BRIATORE!!!

    ASS: @LaryssaMoreira

    ResponderExcluir
  3. eh... somos fãs e temos esse direito de reclamar e contestar...
    @marcelavilar

    ResponderExcluir
  4. Legal seu texto, só uma ressalva a respeito dessa frase:

    "A decepção veio com a marmelada da Ferrari de BRIATORE".

    Talvez você tenha confundido com o Jean Todt. Acho que o Briatore nunca trabalhou na Ferrari não... :)

    ResponderExcluir
  5. hehe vdd Bia... to tao p*** q nao vi, num texto tao gde passou batido, na verdade foi o Ross Brawn kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Livia,

    Expressou seus sentimentos de forma clara e objetiva. Mandou bem !!

    Washington Franco

    ResponderExcluir